Página 2

Volume 18  Edição 847   4 de novembro de 2018

CONTANDO  AS  ONDAS

Para a pág. 3

Onda V em curso

A superação do topo histórico nominal do Ibovespa nesta semana tem evidente significado técnico,  ainda que toda ultrapassagem careça de confirmação.

Entretanto,   no estudo  sempre divulgado por  aqui, de contagem das Ondas do Ciclo,  que é de longo prazo, utilizo a série dolarizada,  tendo em vista a variância provocada pelo nosso passado de alta inflação.

Assim,  podemos ver que os famosos 73 mil pontos de maio de 2008 foram alcançados com um dólar de R$ 1,63 ou quase 45 mil pontos dolarizados,  hoje equivalendo a um Ibovespa de 166 mil pts,  com o dólar a R$ 3,70.

Seria necessária uma alta de 90% para chegar lá,considerando o mesmo dólar...

A dolarização da série busca equalizar os valores a uma mesma moeda,  levando em conta que existe a inflação e que os valores devem ser comparados pelo seu significado real ou deflacionado.

Afinal, os reais de 2008 compram hoje apenas 23 mil dólares e não os quase 45 mil daquela ocasião.

A análise ainda indica que deve estar em curso o repique intermediário da sub onda V,2 e a seguir, espera-se uma segunda perna de baixa dessa sub onda V,2.   Se a contagem estiver certa,  ainda teremos vários meses para que isso se conclua e comece a sub onda V,3 que, na teoria,  deverá ser a mais extensa e dinâmica fase da Onda V.

Será o melhor ponto de compra...