Volume 18  Edição 827    27 de maio de 2018

Página 3

Últimas verdades, mentiras e boatos da Bolsa

Para a pág. 4

É verdade que  o mercado começa a perceber que a elogiada diretoria da Petrobrás exagerou no zêlo para recuperar as finanças da companhia,tentanto impor uma política de preços internos que até poderia estar aritmeticamente certa,  mas que provocou reajustes muito acima da inflação geral corrente, gerando no país um novo choque do petróleo...Já incomodava a frequência dos reajustes, as vezes diários, mas quando a alta internacional do petróleo e a valorização do dólar se combinaram para ampliar os ajustes, a situação ficou insuportável.   Além do que, registre-se,  mesmo com essa política, os lucros da companhia ainda não recuperaram níveis satisfatórios.





É mentira que
recentes negociações comerciais com os EEUU tenham tranquilizado os mercados na China: os mercados acionários por lá recuaram nesta sexta-feira e registraram a pior semana em mais de um mês com o sentimento piorando após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter cancelado uma reunião com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, planejada para junho..

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,25 por cento, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,40 por cento.

Na semana, o CSI300 recuou 2,2 por cento, enquanto o ín-

dice de Xangai caiu 1,6 por cento, registrando as maiores quedas semanais desde o final de abril.

Na quinta-feira, Trump cancelou uma reunião histórica com o líder norte-coreano Kim Jong Un, agendada para junho, citando a "hostilidade aberta" de Pyongyang, e advertiu que os militares dos EUA estavam prontos para qualquer ato imprudente da Coreia do Norte.

Somando-se às preocupações dos investidores com uma guerra comercial, o governo Trump lançou uma investigação de segurança nacional sobre as importações de carros e caminhões que poderia levar a novas tarifas dos EUA, semelhantes às impostas ao aço e alumínio importados em março.

No restante da região, a resposta ponderada de Pyongyang ao anúncio de Trump de cancelar o encontro com a Coreia do Norte, deu alívio ao mercado, embora alguns investidores permanecessem cautelosos.



É verdade que com mais de 50% dos eleitores sem candidato definido ou mesmo sem interesse nas eleições, como mostram as pesquisas mais recentes, aumenta em muito a incerteza, pois multiplicam-se as possibilidades de quaisquer resultados para o primeiro turno, onde vencem os dois mais votados,  mesmo com percentagens individuais baixas.

Boato 1: Não estaria definitivamente abandonado o projeto de privatização da Eletrobrás, mas o prazo viável teria ficado muito curto.
Boato 2:   A liberação de Porto Primavera pelo IBAMA facilitaria a privatiuzação da CESP .
       
-  colhidos na Internet -

           COMUNICADO

   (clique abaixo e divulgue)
A todos os leitores e amigos
do
Verdades e Mentiras da Bolsa

"Há anos acompanho o seu site. Acho-o muito bem elaborado, útil e qualificado. Parabéns. Pode contar com a minha contribuição mensal, conforme sugerido. Segue comprovante da doação ref. março/2013."
"como leitor interessado na continuidade da circulação do V&M fiz transferência no valor de R$120,00 agendada para 04/03, seguindo o valor sugerido de R$10 por mês, considere minha doação para todo o ano de 2013. Torço para que receba as contribuições necessárias para a manutenção da publicação."
"Vale muito mais do que 10,00...(!) .  Acompanho há anos. Ótimo trabalho. Com o tempo, vou quitando minha dívida."