Volume 17  Edição 804    3 de dezembro de 2017

Página 3

Últimas verdades, mentiras e boatos da Bolsa

Para a pág. 4

É verdade que  a economia brasileira ficou praticamente estagnada no terceiro trimestre deste ano, mas os investimentos mostraram o melhor desempenho em quatro anos, indicação de que a retomada da atividade pode ter ganhado fôlego depois do mais longo período de recessão enfrentado pelo país.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil subiu 0,1 por cento entre julho e setembro passado sobre o segundo trimestre, terceiro período seguido de expansão. Sobre o terceiro trimestre de 2016, o PIB cresceu 1,4 por cento, informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IBGE revisou para cima o desempenho do segundo trimestre na margem para mostrar crescimento de 0,7 por cento, sobre avanço de 0,2 por cento informado antes.

Segundo o IBGE, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), uma medida de investimentos, mostrou expansão de 1,6 por cento no terceiro trimestre, na margem, melhor resultado desde o segundo trimestre de 2013 (+3,2 por cento). Na comparação anual, esse setor mostrou contração de 0,5 por cento

O IBGE mostrou ainda que o consumo das famílias cresceu 1,2 por cento no terceiro trimestre sobre os três meses anteriores, enquanto que o do governo recuou 0,2 por cento, em meio à forte crise fiscal.

Na mesma comparação, o setor agropecuário recuou 3 por cento, como o esperado por questões sazonais, mas a indústria e serviços cresceram 0,8 e 0,6 por cento, respectivamente.

Um dos destaques positivos foi o subsetor de Comércio, com alta de 1,6 por cento sobre o segundo trimestre, também se beneficiando dos juros menores e da melhora do mercado de trabalho.


É mentira que,  tudo esteja sob controle no setor agropecuário,  como mostrou sua evolução negativa no 3º trimestre, como acima: a exportação de milho do Brasil em novembro totalizou 4,2 milhões de toneladas, ante 4,4 milhões em outubro, apontou nesta sexta-feira a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), que estimou embarques em 2017 menores do que as expectativas, devido a lentas vendas de produtores.

A Anec disse ainda que cerca de 2,4 milhões de toneladas de milho estão programadas para embarque em dezembro.
No acumulado do ano até novembro, as exportações de milho do Brasil, que tem sido o segundo exportador global atrás dos EUA, atingiram 25,7 milhões de toneladas, alta de mais de 50 por cento em relação ao mesmo período do ano passado, quando o país lidou com uma severa quebra de safra..

No setor de carnes, problemas com a Rússia e ainda com os Estados  Unidos ainda estão pendentes...

É verdade que  o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reduziu a previsão de chuvas na região das hidrelétricas do Sul e Sudeste em dezembro, mas as precipitações ainda devem ficar próximas da média para o período, em 99 por cento do índice histórico em ambas, frente a 126 e 101 por cento estimados na semana anterior, respectivamente.

É mentira que não se cogite de mudanças na carteira do Ibovespa: as ações de Fleury, Iguatemi e Magazine Luiza entraram na primeira versão da carteira. Se confirmadas essas adições, o Ibovespa passará a ter 62 papéis em sua composição, ante 59 na carteira que vigora até o fim do ano.  O peso previsto na primeira prévia para as ações do Fleury no Ibovespa é de 0,684 por cento, enquanto Iguatemi teria participação de 0,282 por cento e Magazine Luiza deve responder por 0,327 por cento.

Boato 1: As principais flutuações da semana foram atribuídas a reflexo de recomendações de compra/venda por instituições.
Boato 2:  Outras companhias seguiriam a Braskem,  anunciando  dividendos antecipados
   
-  colhidos na Internet -

           COMUNICADO

   (clique abaixo e divulgue)

A todos os leitores e amigos
do
Verdades e Mentiras da Bolsa


"Há anos acompanho o seu site. Acho-o muito bem elaborado, útil e qualificado. Parabéns. Pode contar com a minha contribuição mensal, conforme sugerido. Segue comprovante da doação ref. março/2013."

"como leitor interessado na continuidade da circulação do V&M fiz transferência no valor de R$120,00 agendada para 04/03, seguindo o valor sugerido de R$10 por mês, considere minha doação para todo o ano de 2013. Torço para que receba as contribuições necessárias para a manutenção da publicação."

"Vale muito mais do que 10,00...(!) .  Acompanho há anos. Ótimo trabalho. Com o tempo, vou quitando minha dívida."