21 de outubro de 2018

VERDADES  E  MENTIRAS  DA  BOLSA

Nesta edição:

©Jayme Ghitnick
2001 a 2018

Volume 18  Edição  845

AS  COISAS  MELHORARAM

 

Apesar do que se diz


Nesta semana, a Polícia Federal apresentou conclusão de inquérito onde conclui pelo indiciamento do pres.Temer e outras pessoas por diversos crimes relacionados com a região portuária.

É mais uma acusação contra o presidente,  que possivelmente terá andamento após sua transmissão do cargo a um sucessor.   Por conta dessas acusações e por feroz campanha de seus   opositores,  o presidente chega ao final de seu mandato com apenas cerca de 5% de aprovação pública.

Assumindo em maio de 2016,  substituindo a pres.Dilma pelo processo de impedimento,  concluido em agosto seguinte,  o novo governo lançou um programa economico que propôs algumas reformas e  praticou o que considerou possivel em termos de austeridade fiscal.  Ao passar pelo Congresso,  as propostas foram    atendidas parcialmente,  com destaque para uma emenda constitucional que limitou a expansão anual dos gastos e a uma reforma trabalhista.

Adiante,  tais processos contra o presidente e, mais recentemente,  uma greve de caminhoneiros,  atrapalharam decisivamente o funcionamento da economia e mesmo do poder executivo.

Ainda assim, a economia voltou a crescer,  como mostra o primeiro gráfico ao lado,  que é do IBC-BR do Banco Central,  uma prévia do PIB,  com queda acelerada até a assunção da equipe de Temer e em recuperação depois.   Ainda nesta semana,  foram anunciadas cifras para agosto,  completando uma série de tres meses seguidos em crescimento

Ao mesmo tempo, os juros finalmente cairam muito,  ajudando a controlar também a inflação, como ilustram os demais gráficos.


O imenso desemprego provocado pelo governo anterior, também conseguiu alguma evolução positiva.

Merece reflexão, então, como poucas medidas num sentido aparentemente correto,  conseguiram mudar radicalmente a nossa conjuntura,  apesar do que recai sobre o presidente e da impopularidade a que chegou.

A sociedade  têm a sua disposição um retrato nítido de quais são as políticas mais adequadas ao país,  numa ocasião certa para este exame.